Sustentabilidade


O SOL é a fonte de luz, calor e energia, que permite a vida no nosso planeta.

Seu calor mantém a Terra aquecida na temperatura adequada aos seres vivos. Além disso temos ainda a camada de ozônio, que filtra e nos protege dos raios ultravioleta que são prejudiciais à vida, cujo um dos maiores inimigos é a emissão de CO2.

O Sol também é responsável pela evaporação das águas, fundamental para o ciclos das águas e para processo de fotossíntese.

Em razão de alguns desses entendimentos, civilizações mais conectadas a natureza e dependentes da agricultura, como a Inca, tinha o SOL como o seu principal Deus.

O Ecossistema global é formado por ciclos e processos interdependentes, de forma sincronizada e equilibrada. Ao longo do tempo vem se criando produtos e processos que interferem direta ou indiretamente nesse equilíbrio.

Um dos exemplos para o desequilíbrio é a queima de combustíveis fosseis para geração de energia. Essa queima gera dióxido de carbono em níveis insuportáveis para o planeta.

Por isso é necessário buscar energias renováveis que minimizam os impactos no ecossistema.

Com o avanço tecnológico, o SOL  se transformou em uma fonte de energia elétrica inesgotável, suficiente para suprir em milhares de vezes a necessidade mundial. Apenas uma pequena parcela dessa energia é aproveitada.

A energia solar se mostrou eficiente e capaz de diversificar e aumentar a matriz energética no Brasil, mas ainda estamos empurrando essa diversificação da matriz para as termoelétricas, que geram energia cara e extremamente poluente, sendo sempre um grave componente de degradação.

Precisamos preservar o equilíbrio do ecossistema para as próximas gerações. Chegou a hora de mudarmos esse jogo, com consciência e reponsabilidade, buscando uma mudança em que o foco seja o interesse coletivo e não interesses privados.

Responsabilidade Socioambiental

A SGP possui uma significativa parte da área do Parque Estadual dos Três Picos, em Friburgo, Rio de Janeiro, cumprindo seu objetivo de mantê-lo preservado. A área se manterá intocada, protegida e espécies de árvores nativas e animais serão estudadas e catalogadas. A SGP Solar ainda prepara projeto de ensino a comunidade local, nas proximidades do Parque Três Picos, a plantar sem o uso de agrotóxico, agregando valor ao seu produto e protegendo os rios e lençóis freáticos da contaminação.